SSID's

Recomendações do SSID do APRS - 6 de fevereiro de 2012 

Atualizado em 6 de fevereiro de 2012 para esclarecer o título deste documento RECOMENDAÇÕES DO SSID para não implicar nenhum tipo de decodificação "padrão".

 Esse NMEA original padrão de decodificação é coberto na especificação original Atualizado em 9 de junho de 2010 para obter mais flexibilidade usando 1, 2, 3, 4 e 15 Revisado em 2 de junho de 2004 para adicionar -10, -11, 12 e -15.

 Os SSID's tiveram dois usos diferentes no APRS. Inicialmente como um ÍCONE indicador, no início dos anos 90. Mas isso está obsoleto por mais de décadas. Agora, os SSID's são usados ​​como uma maneira informal de indicar uma de várias aplicações típicas do APRS.

 Como muitos display pequenos, para operadores de HT e rádios móveis, mostram indicativos de estações APRS próximos que piscam na tela, é bom para ter uma idéia de que tipo de estação ou atividade pode estar envolvida simplesmente a partir do indicativo SSID sem ter que pressionar botões, listas de pesquisa ou consultar mapas para saber mais sobre elas.

 RECOMENDAÇÕES SSID:

 É muito conveniente para outros operadores móveis ou outras pessoas que estão vendo os indicativos piscando, para poder reconhecer rapidamente algumas aplicações comuns.

 Aqui estão as recomendações para os 16 possíveis SSID's (o limite de 16 vem dos 4 bits disponíveis no protocolo AX.25. Nota, o SSID de zero é descartado pela maioria dos aplicativos de exibição.

 Portanto, um indicativo sem SSID tem um SSID de 0.

 -0 Sua estação principal, geralmente fixa, e com capacidade para mensagens.

 -1 Estação adicional genérica, digi, móvel, wx, etc.

 -2 Estação adicional genérica, digi, móvel, wx, etc.

 -3 Estação adicional genérica, digi, móvel, wx, etc.

 -4 Estação adicional genérica, digi, móvel, wx, etc.

 -5 Outras redes (Dstar, Iphones, Androids, etc.)

 -6 Atividade especial, operações por satélite, camping ou 6 metros, etc.

 -7 Walkie-talkies, HTs ou outro dispositivo portátil humano.

 -8 Barcos, veleiros, trailers ou o segundo móvel principal.

 -9 Móvel Primário (geralmente compatível com mensagens).

 -10 Internet, Igates, echolink, winlink, AVRS, APRN, etc.

 -11 balões, aeronaves, naves espaciais, etc.

 -12 APRStt, DTMF, RFID, dispositivos, rastreadores unidirecionais *, etc.

 -13 Estações meteorológicas.

 -14 Caminhoneiros ou motoristas geralmente em período integral.

 -15 estação adicional genérica, digi, mobile, wx, etc.

 * Rastreadores unidirecionais devem usar melhor o indicador SSID unidirecional -12 porque os -9 geralmente significam um radioamador com comunicação APRS completa mensagem e voz.

 Os -9 podem ser contatados por mensagem APRS ou por voz em sua frequência incluída em seu beacon ou em alerta por voz se ele estiver na faixa simplex.

 Os -12 estão apenas movendo ícones no mapa e, como eles não têm comunicação bidirecional para o radioamador, geralmente não são de interesse rotineiro para outros operadores.

 OBJETOS ou INTERNET:

Além disso, objetos ou estações geradas pela internet podem ter qualquer SSID, não apenas os 16 originais, pois Os objetos não são limitados pelo cabeçalho AX.25 e podem ter um Nome de 9 bytes.

 Aqui estão alguns SSID's de OBJETOS / Internet comuns: -63 para estações PSK63 HF -tt para usuários do APRS TouchTone (DTMF) -ID para RFID -A a -Z para Dstar.

 ANTECEDENTES DO SSID:

Originalmente, em 1992, tínhamos que usar o SSID como uma maneira de indicar o tipo de estação que transmitiu uma informação bruta NMEA-0183 GPS picada.

Mas em meados dos anos 90 começamos a indicar qualquer um dos quase 200 símbolos APRS pela configuração do AX.25 TOCALL de "GPSxyz".

Os caracteres "xyz" definem o símbolo da tabela de símbolos padrão do APRS www.aprs.org/symbols.html. O conceito GPSxyz funcionou tão bem que as associações SSID originais não são mais uma parte necessária das especificações.

Mas as convenções que evoluíram desde os primeiros SSID's ainda são incentivados mencionado acima, para facilitar o reconhecimento do tipo ou atividade da estação quando apenas o indicativo é visto.

-1, -2, -3, -4 e -15 são mantidos genéricos para que qualquer pessoa com até 6 digipeaters ou 6 rastreadores ou 6 estações meteorológicas ou 6 veículos ainda podem ter SSID's exclusivos para cada uma de suas estações.

Além dos 6, as pessoas terão apenas que usar qualquer SSID que se adapte às suas necessidades. Em algumas áreas, pode haver 15 digipeaters, todos sob o indicativo de um cara!

USO DO SSID:

Os SSIDs também podem dar uma dica de como alguém está entrando no APRS, seja via satélite, rastreador unidirecional, móvel, HT ou mesmo via DTMF ou dispositivo RFID ou se ele é fazendo algo especial.

Por exemplo, se você estiver fazendo algo especial, altere sua SSID para -6 para alertar outras pessoas sobre seu entusiasmo ou fazer com que o histórico de trilhas começe e termine no local e não está vinculado a todos suas outras -9 viagens.

Ou use -6 SSID para um pacote enviado via satélite ISS ou APRS ou para um teste de 6 metros, para que o pacote bem sucedido é preservado e não substituído pelo mesmo rádio da próxima vez que você não usá-lo através da ISS no 144.39 canal nacional.

Usando SSID separados, os bancos de dados WEB manterá estatísticas e dados separados de quando você estiver trabalhando normalmente em outras bandas com outros SSIDs.

Portanto, atenha-se às sugestões acima para as aplicações óbvias onde você pode usar. Claro que estas não são rígidas. Se você tem mais de 6 digipeaters, use o SSID desejado.

Estas são apenas diretrizes para sugerir a possível aplicação de uma estação quando todos vocês podem ver facilmente o indicativo em uma tela ou em uma lista ....

de WB4APR, Bob

Fonte: https://www.aprs.org/aprs11/SSIDs.txt

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora