APRS

Brasil 145.570 MHz

 
O objetivo desta página é esclarecer todas as dúvidas sobre o APRS com relação aos, limites, objetos, simbolos, sobreposição, operação, estações etc.

 E, principalmente, o objetivo da rede APRS. Pois muitos usuários simplesmente não vê um real objetivo para usar o APRS, a não ser como um sistema de rastreamento.

Notamos que muitos Radioamadores possuem rádios com APRS e eles não usam o sistema. Em conversação com muitos deles, chegamos a conclusão de a grande maioria "não quer ser rastreada" e eles não vêem graça em simplesmente largar o rádio plotando sem uma finalidade útil e também preferem usar os canais de voz a ficar trocando menssagens via APRS.

Trocar menssagens via APRS geralmente fica em segundo plano, em casos de emergência, quando repetidoras e Echo links e outros meios de comunicação por voz por algum motivo (geralmente desastres naturais) deixam de funcionar.

Então aproveitemos a rede como fonte de informações locais!

Qualquer radioamador tem a total liberdade para trocar mensagens ou manter até um QSO via APRS, mas com a quantidade de repetidoras e outros meios de comunicação a disposição dos radioamadores, quem quer ficar digitando textos no teclado do rádio. 

Analisando a rede APRS no Brasil de 2010 até hoje, notamos que a bagunça é tremenda. Em São Paulo, por exemplo, iGates transmitem indiscriminadamente todo trafego do APRS-IS (Internet) em 145.570 MHz de norte a sul forçando rede a deixar de ser "LOCAL" para ser uma rede "Nacional", deveriam transmitir apenas menssagens via APRS-IS para RF.

 Também se notará que até o trafego local via RF retorna via APRS-IS e é retransmitido em RF pelos iGates o que causa redundância desessenciaria, ou seja, mais caos na rede.

Notamos também que os Digipeaters não exibem no comentário sua capacidade, se é uma Digi completa, limitada ou somente WIDE1-1.

No Brasil não temos digis completas, pois não temos uma estrutura que dê suporte ao roteamento regional SSn-N. Saiba Mais...

"Com o suporte do WIDEn-N movido para o parâmetro UITRACE, isso deixou o processo UIFLOOD disponível para oferecer suporte ao SSn-N, onde valores maiores de N podem ser tolerados e podem chegar aos confins de uma região sem causar QRM em outras regiões, usuários ou outras direções"

aprs.org

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora