O Conceito Aloha

O círculo ALOHA (ou o Tamanho da Rede Local Confiável do APRS) 

7 de novembro de 2011 

WB4APR Original 13 de janeiro de 2003 

Há três coisas que são muito importantes para a rede e educação do usuário e que algum software não mostra ao usuário para ajudá-lo a ser um bom administrador do canal compartilhado. 

Esses são a exibição adequada dos círculos PHG, a faixa ALOHA e o número de saltos entre usuários. O software deve garantir que os usuários estejam cientes da rede de RF em que estão. 

Veja esses exemplos brutos do APRSdos,  o que todo usuário precisa saber sobre sua rede: 

1 - PHG simples

2 - Aloha Circle

 3 - Digi Hops

 Usuários que não estão cientes das limitações da rede e do número de saltos necessários para atingir sua área local estão matando a rede, porque eles não têm monitores PHG e não têm como saber quais caminhos usar, nem quão ocupado o canal é, nem nada sobre a rede local de RF . 

 1) O software deve exibir os círculos PHG de todos os digis para que os usuários fiquem conscientes do seu alcance relativo de cobertura. 

2) Todos os digis devem ser exibidos em verde e seus círculos PHG para DIGIS também em VERDE para distinguir os círculos das centenas de usuário e outros círculos da estação. 

 3) O círculo ALOHA mostrando as limitações da rede local em torno da própria estação deve ser exibida em todos os mapas por padrão. 

 O CÍRCULO ALOHA : 

Muitos usuários hoje em dia não respeitam os limites das frequências 144.39, 144.80, 145.57 ou qualquer outra rede nacional de APRS mesmo que seja simples calcular e o exibir o circulo ALOHA , pois é apenas a definição de um canal 100% cheio com base nas taxas de TX das estações vizinhas. 

O círculo ALOHA é esse círculo que contém o número de usuários que é igual a 100% canal cheio.

 Convidei todos os softwares para exibir permanentemente o valor calculado do circulo ALOHA para * estação própria * e sempre a exibe no mapa do usuário para que o usuário esteja sempre ciente de seu alcance efetivo e NÃO DEVE enviar seus pacotes além desse intervalo de canal 100% saturado ... 

 Aqui está a especificação para o círculo ALOHA: 

Capacidade fundamental do canal APRS: 

 Há um limite para a taxa de transferência do APRS em 144.39 ou em qualquer frequência. Dizem que esse limite é sobre N estações. (Costumávamos dizer que N era cerca de 60. Agora queremos que todo software calcule ao vivo com base na atividade ao vivo imediata e na mistura de estações) não importa onde você mora ou quão densa ou esparsa a atividade, o canal de transmissão 1200 pode lidar apenas com um certo número máximo de pacotes antes que a confiabilidade para outros caia drasticamente. 

 Desenhe um círculo ao redor das N (estações 60) mais próximas e, se você está enviando pacotes além desse intervalo, você está agindo sem consideração e adicionando QRM a outras pessoas. Em LA, o alcance desse círculo pode ser apenas 24.1 km. No Wyoming, pode ser 240 km. 

 Isso é * independente * da topologia. O tamanho é limitado apenas por o número de estações e suas taxas de transmissão estatística. 

 DEVEMOS educar os usuários para esta limitação fundamental de 1200 baud. Para esse fim, estou pedindo a todos os autores que desenhem esse círculo ALOHA em todos os mapas para que nenhum usuário possa alegar desconhecimento de seu alcance real de comunicação no APRS. 

Sendo bons administradores do canal deve ser de responsabilidade do software MOSTRAR ao usuário seus limites. Aqui está o algoritmo para determinar exatamente o intervalo do círculo ALOHA para própria estação. 

Faça isso uma vez a cada 30 minutos ou mais. (Você tem esperar pelo menos 30 minutos desde a inicialização para fazer a primeira mesmo assim ou use dados antigos) ... 

 * Comece com o "digi-cópias" C equivalente a 1. 

* 1200 baud suportam cerca de 60 pacotes por minuto ou 1800 / 30mins 

* Classifique todas as estações ouvidas no RF por faixa 

* Começando com o mais próximo, adicione esse número de pacotes a cada 30 minutos para cada estação. 

 - Móvel em movimento = 15 a cada 30 minutos 

 - Outro Móvel = 7 a cada 30 minutos 

 - Estação WX = 6 por 30 minutos 

 - DIGIs = 3 a cada 30 minutos 

 - Estações domésticas (Base, fixa) = 2 a cada 30 minutos 

* Multiplique cada um deles pelo número de cópias digitais (C) quando você adicione-o ao total acumulado ... 

* C começa como 1, mas, ao encontrar cada digi, adicione 1 a C 

* Quando o total acumulado chegar a 1800, PARE 

* O alcance das últimas estações é o limite do local rede de 100% de saturação de canal. Esse é o círculo ALOHA e deve ser plotado no mapa (toda vez que o mapa é renderizado). 

 Os usuários devem ser incentivados a NÃO enviar rotineiramente nenhum pacote além seu círculo ALOHA, porque isso é SOBRE-MODULAR outros usuários com QRM não convidado. 

Esse é o fato, pessoal. Podemos discutir e ajustar as suposições acima, mas uma vez que definimos esse algoritmo, quero vê-lo em todos Programas de APRS. 

Temos que fazer com que os usuários entendam o quanto é limitado o canal de 1200 bauds é e PARA REDUZIR suas expectativas e usar APRS localmente ou via Internet. 

Mas enviar pacotes rotineiramente fora do círculo ALOHA é imprudente e todo mundo sofre. Eu implementei isso no APRSdos (a versão MAX) e funciona uma beleza. 

De maneira interessante, o resultado é cerca de 50 a 60 estações, como havíamos estimado antes. 

Mas agora é dinâmico combinar condições reais e a mistura de móveis ou fixos no ar a qualquer momento .. Fiquei chocado quando o executei pela primeira vez... 

 Meu QTH está a meio caminho entre Baltimore e Washington DC. Meu círculo ALOHA é de 80 km e contém 43 estações, das quais 13 são digis, 12 são móveis e 6 são estações WX. 

Foi chocante para mim ver o número de digis. Ah, e eu posso acessar CADA UM desses digis com um caminho de 2 saltos. 

Felizmente, 3 desses digis são RELAY únicos e outro é o digi 144.99 INPUT, por isso não é tão ruim quanto olhou .. 

 Mas seriamente pessoal. Vamos por esse círculo ALOHA em todos os MAPAS para que as pessoas saibam com o que estão lidando. É real, pode ser calculado, e é o limite de um canal totalmente saturado. 

Temos que ter as pessoas convivendo dentro dele.  

USANDO O FINDU PARA FIGURAR O SEU CIRCULO ALOHA: 

Use o FINDU para "medir" seu limite de saturação da rede e ajudá-lo PROJETE a cobertura DIGI ideal para SUA área em qualquer lugar, desde Maine até LA! 

 Basta fazer o CLIQUE PARA AS ESTAÇÕES PRÓXIMAS e, digamos, o confiável A capacidade do canal ALOHA para APRS para um digi é da ordem de 40 estações fixas, 10 móveis, 5 digis e 5 estações WX. 

Isso resulta em cerca de 60 estações. Como o FINDU exibe as 50 estações mais próximas e Se essa informação for classificada por distância, basta descer até o final a lista e essa é a cobertura confiável da rede ALOHA para sua área! 

 A partir de agora, pense em termos do seu círculo ALOHA. Se o seu digi LOCAL abrange muito mais do que o seu círculo local ALOHA, então seu canal está além da saturação e confiabilidade sofre ... e seu digi local NÃO é um digi local! 

 de WB4APR, Bob

Fonte: https://www.aprs.org/aloha/ALOHAcir.txt 

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora